domingo, 23 de setembro de 2007

Ateh 2008

Depois de 24 dias, quatro terremotos, alguns alertas de tsunami e uma torcao feia no peh, estou deixando a Indonesia. Praias lindas, clima otimo, comida boa e barata e povo tranquilo - apesar dos vendedores muito chatos de Kuta...

O pitoresco eh observar como a populacao local convive com seus costumes e com a invasao ocidental ao mesmo. Tem templo do lado de loja e boate, tem a mulher do cybercafe colocando oferenda para os deuses, tem de tudo. Uma imagem que poderia definir bem esse caldeirao cultural: um dia vi um molequinho andando na rua de sarongue e camisa preta dos Ramones.

Voltando a falar de comida boa e barata, nos ultimos dias descobri o spaghetti seafood da pousada Ayu Guna, em Padang Padang. Um macarrao com um molho maravilhoso e pedacos generosos de peixe e camarao por 16 mil rupias - algo como uns tres reais. E ontem, com as rupias evaporando da minha carteira a medida que eu comprava lembrancas pra casa, encarei uma carrocinha que vende comida na rua. Paguei cinco mil rupias (um real) num fried noodles - um miojo frito e apimentado com vegetais e uma mini-omelete por cima. Tampou o rombo no meu estomago e, ateh agora, nao causou efeito colateral.

Aprendi muito pouco do idioma local - na verdade, soh as basicas palavras do turista que quer parecer simpatico -, jah que eles colocam a letra K nas palavras com o mesmo impeto com que colocam pimenta e curry na comida. Sobrevivi com "terima kasih" (obrigado), "tidak"( nao), "pakabhan" (como vai?) e "bagus" (muito bom/bem). Descobri algumas outras para ler algumas placas/sinais de transito e acho que foi isso. Mas tudo bem, ano que vem, se tudo der certo, estarei de volta para ampliar meu vocabulario e comer mais um pouco do spaghetti acima citado.

Viajo hoje para Kuala Lumpur, passo uma noite lah e depois tem mais uns dias na Africa do Sul. Prometo (e agora vou cumprir!) trazer algumas impressoes desses proximos destinos. Ateh!

Nenhum comentário: