segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Na jaula dos leoes


Hoje o dia foi literalmente animal, amigos. Acordei cedo, pra variar, e o mar seguia um lixo. Vento forte, mexido, sem condicoes. Resolvi pegar o carro e dirigir ateh o Addo Elephant National Park, uma das reservas mais conhecidas aqui da Africa do Sul. Falei com a moca da pousada e ela disse preu pegar um guia quando chegasse lah. "O Addo nao eh um parque, eh uma reserva muito grande, voce pode dirigir horas e nao avistar nenhum elefante".

Beleza. Dirigi umas duas horas e cheguei lah. Na entrada, paguei os 80 rands do ingresso e perguntei sobre o guia. Nao tinha nenhum disponivel, todos estavam ocupados. "Mas voce pode se achar sozinho, tome esse mapa", me disse o porteiro. Entao tah. Baixou em mim o espirito do Steve Irwin e lah fui eu guiando pelas trilhas em busca dos elefantes, zebras, bufalos e, com um pouco de sorte (ou seria azar?), leoes e leopardos.


Na verdade nem precisei dirigir muito. Numa das primeiras trilhas, avistei um elefante ao lado da estrada. E outro. E mais outro. E uma manada. Animal, indescritivel, amigos. A bicharada do meu lado comendo e relaxando como se eu nao tivesse ali. Se um daqueles elefantes resolvesse destruir meu carro com uma patada, jah era - ateh porque, por motivos de orcamento, aluguei o menor carro disponivel... Fiquei ali quieto, filmando e fotografando, ateh que eles resolveram ir embora e, sem cerimonia, atravessaram a estrada. E nem olharam para os lados, os imprudentes.



Rodei mais um tanto, vi mais uma pah de elefantes, mas nada de rinocerontes ou leoes. No comeco da tarde comecei o caminho de volta, mas antes parei no Seaview Lion Park, para ver os baby lions. Na trilhazinha ateh a sede do parque, cruzei com uma girafa e algumas zebras. Vi uns leoes e tigres num cercado, totalmente sem graca, parecia um zoologico.

Mas o prato principal era mesmo ver e brincar com os filhotes de leoes. Paguei 40 rands e entrei lah no cercadinho deles, ouvi todas as explicacoes da tratadora e fiquei lah brincando com os tres bichaninhos, de 2 meses e meio de vida. Deu vontade de levar um para casa, mas acho que o Sancho ficaria com ciume.

Um comentário:

Morango sem chantilly disse...

Hoje abri o orkut e dei de cara com as suas novas fotos.Que viagem incrível, hein.. mas como uma gateira inveterada, o que chamou minha atenção foram os gatinhos(leões)...
Ai.. eu quero apertar esses fucinhos... EU QUERO!